SOM
Som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais (que têm massa e elasticidade), como os sólidos, líquidos ou gasosos.
ÁUDIO DIGITAL
As ondas sonoras se propagam de modo contínuo no tempo e no espaço. Para que sejam representadas no meio digital, seu comportamento analógico (contínuo) tem que ser convertido numa série de valores discretos (descontínuos). Esses valores são números (dígitos) que representam amostras ( samples em inglês) instantâneas do som. Isso é realizado por meio de um conversor analógico/digital (CAD). Se quisermos ouvir novamente o som, torna-se necessário que os sinais digitais representados por números binários sejam reconvertidos em sinais analógicos por meio de um conversor digital/analógico (CDA).
Dentro dos formatos não comprimidos temos:
WAV (ou WAVE), forma curta de WAVEform audio format, é um formato-padrão de arquivo de áudio da Microsoft e IBM para armazenamento de áudio em PCs.
O Audio Interchange File Format (AIFF em abreviatura) é o formato de áudio que pode ser utilizado em computadores pessoais e outros aparelhos eletrônicos reprodutores de áudio. Foi desenvolvido em 1988 pela Apple Inc. baseado em um formato anterior, o IFF, desenvolvido pela Eletronic Arts. É normalmente usado em aparelhos com o Mac OS e em computadores Silicon Graphics.
Uma pasta SND (SouND) é uma pasta de som em formato digital.
Normalmente, uma.snd file contém uma pasta NeXT de som. Isto é essencialmente o mesmo que as pastas em formato au usadas pela Sun Microsystems. Os primeiros 4 bits de uma pasta .sndfile contém o hexa número 0x2e736e64 que aparece como ".snd" quando interpretado como texto ASCII.
MIDI (acrônimo do inglês Musical Instrument Digital Interface - Interface Digital de Instrumentos Musicais) é um padrão de interconexão física (interface digital, protocolo e conexão) e lógica, criado em 1982 por um consórcio de fabricantes de sintetizadores japoneses e americanos, que facilita a comunicação em tempo real entre instrumentos musicais eletrônicos, computadores e dispositivos relacionados.
Uma faixa de CD de Áudio ou um arquivo .CDA é pequeno (44 bytes) e é gerado automaticamente pelo Microsoft Windows para cada faixa em um CD de áudio. O arquivo contém informação de indexação para que os programas de reprodução de mídia executem ou copiem o disc. O nome do arquivo é dado no formato Track##.cda.
Formatos Comprimidos:
Com perdas:
O Moving Picture Experts Group (MPEG) — em português Grupo de Especialistas em Imagens com Movimento — foi formado pela ISO para definir padrões para a compressão e transmissão de áudio e vídeo. Sua primeira reunião ocorreu em Maio de 1988 em Ottawa, Canadá. No final de 2005, o MPEG evoluiu para incluir aproximadamente 350 membros oriundos de várias indústrias, universidades e instituições de pesquisa. A designação oficial do MPEG está no ISO/IEC JTC1/SC29 WG11 - Coding of moving pictures and audio (Codificação de vídeos e áudio).
QuickTime (conhecido também como QT) é uma estrutura de suporte (framework) multimídia, marca registrada, desenvolvida pela Apple, Inc., capaz de manipular formatos de video digital, mídia clips, som, texto, animação, música e vários tipos de imagens panorâmicas interativas. A versão actual do software é 7.70.80.34 para Windows Vista e XP (Service Pack 2) e Macintoshes.
Windows Media Audio (WMA) é um formato produzido pela Microsoft que tem grande compatibilidade com o Windows Media Player.
Entretanto, pode ser reproduzido pelo Winamp e outros reprodutores de áudio, com exceção do iTunes, que oferece serviço de codificação de WMA ao AAC.Oferece qualidade de áudio igual ao MP3, porém pode haver limitação em relação à licenciatura por ser proprietário. Vale ressaltar que este formato, assim como o MP3, é um formato lossy, ou seja, ocorre nele a remoção de certas frequências e harmônicos / informações em geral contidas no fluxo de áudio original durante a compressão neste formato.
Sem perdas:
Apple Lossless, também conhecido como Apple Lossless Codec de Áudio (ALAC) ou Apple Lossless Encoder (ALE), é um formato de codificação de áudio e sua implementação de codec de áudio de referência, desenvolvida pela Apple Inc. para compressão de dados sem perdas de música digital. Depois de inicialmente mantê-lo proprietário desde o seu início em 2004, no final de 2011 a Apple fez o codec disponível de código aberto e royalty-free. Tradicionalmente, a Apple se referiu ao codec como Apple Lossless, embora mais recentemente eles começaram a usar o termo abreviado ALAC quando se refere ao codec.
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